Guru Nanak

 
 
Nascimento
 
Toda a vez que uma grande catástrofe cai por sobre a Terra; toda a vez que a justiça declina; toda a vez que há o predomínio da opressão e do caos na Terra; toda a vez que a fé das pessoas em Deus diminui, grandes homens ou santos aparecem, de tempos em tempos para enriquecer a literatura sagrada, proteger o Dharma, para destruir a injustiça e despertar o amor por Deus nas mentes das pessoas. A Índia estava comprometida. Os Bárbaros haviam invadido o seu território. Seus exércitos haviam sido atacados bem como muitas cidades sagradas. Os ascetas feitos prisioneiros foram colocados em trabalhos forçados. Houve ataques em todos os lugares. Os reis eram sedentos de sangue, eram cruéis e tirânicos. Não havia uma religião verdadeira. Mas havia uma perseguição religiosa O real espírito da religião foi esmagado pelo ritualismo. Os corações das pessoas estavam cheios de falsidade, astúcia, orgulho e egoísmo. Tal era a época em que Guru Nanak veio ao mundo, com uma mensagem de paz, unidade, amor e devoção a Deus. Ele veio ao mundo na época em que havia lutas entre os Hindus e os Maometanos, quando a verdadeira religião havia sido substituída por rituais e formalidades. Ele veio pregar o evangelho da paz, da irmandade e da unidade da humanidade, amor e sacrifício aos sofredores.
Nanak, o místico Khatri e poeta, fundador da religião dos Sikhs, nasceu em 1469, num vilarejo chamado de Talwandi em Rvi, em Lahore, no distrito de Punjab. Ao lado da casa na qual Guru Nanak nasceu, havia um famoso lugar de peregrinação chamado de “Nanakana Sahib”. Nanak ficou conhecido como o Profeta do Punjab e Sind. O pai de Nanak foi Mehta Kalu Chand, conhecido popularmente como Kalu. Ele era o contador do vilarejo. Ele foi um agricultor, também. A mãe de Nanak foi Tripta. Mesmo na sua infância, Nanak possuía uma disposição mística, e costumava falar sobre Deus com os Sadhus. Ele possuía uma mente contemplativa e uma natureza piedosa. Ele iniciou a dedicar seu tempo para a meditação e a prática espiritual. Ele tinha, por hábito, uma natureza reservada, e comia muito pouco.
 
A Educação de Nanak
 
Quando o menino Nanak tinha sete anos, ele foi enviado a Gopal Pandha, para aprender Hindi. O professor ensinou Nanak a ler um livro. Nanak respondeu: “Qual a vantagem que terei em conhecer tudo e não conhecer nada sobre Deus?” Então o professor escreveu o alfabeto em Hindi para ele numa lousa de madeira. Nanak disse para o professor: “Por favor, diga-me, senhor, quais os livros que o senhor estudou, qual é a extensão do seu conhecimento?” Gopal Pandha respondeu: “Eu sei matemática, e coisas necessárias para os negócios”. Nanak respondeu, “Este conhecimento não irá auxiliar o senhor a alcançar e obter a liberdade”. O professor ficou atônito em ouvir estas palavras do menino. Ele disse para ele: “Nanak, diga-me alguma coisa a qual possa me auxiliar a obter a salvação”. Nanak disse: “Ó professor! Queime o amor mundano, faça dele cinzas como tinta, e faça do seu intelecto uma fina folha de papel. Agora faça do amor de Deus sua caneta, e de seu coração o escritos, e sobre as instruções de seu Guru, escreva e medite. Escreva o Nome do Senhor e Suas glórias e escreve: ‘Ele não tem limites deste ou daquele lado’. Ó mestre! Aprenda a escrever isso”. O professor ficou impressionado com tal maravilha.
Então Kalu enviou seu filho para o Pandita Brij Nath para aprender Sânscrito. O Pandita escreveu para ele “OM”. Nanak perguntou ao professor o significado para palavra “OM”. O professor respondeu: “Você não tem nada que saber sobre o significado de “OM” agora. Eu não posso lhe explicar o que significa”. Nanak, então, disse: “Ó professor! Qual a utilidade de aprender sobre algo sem saber o seu significado? Eu mostrarei para o senhor o significado de OM”. Então, Nanak deu uma elaborada explicação do significado do OM. O Pandita em Sânscrito ficou atônito e maravilhado com tal explicação.
 
As Ocupações de Nanak
 
Então Kalu tentou o seu melhor plano para fazer Nanak direcionar-se para as coisas mundanas. Ele colocou Nanak no trabalho para cuidar do cultivo da terra. Nanak não dava a mínima atenção para este trabalho. Ele meditava mesmo nos campos. Ele foi enviado a cuidar do gado, mas a sua mente estava sempre centrada em adorar a Deus. O gado cruzava livremente o campo vizinho. Kalu repreendia Nanak por sua negligência. Nanak respondia: “Eu não sou negligente nem preguiçoso, mas muito ocupado em guardar meu próprio campo”. Kali perguntou: “Onde estão seus próprios campos”? Nanak respondeu: “Meu corpo é um campo. A mente o lavrador. A retidão é o cultivo. A modéstia é a água para a irrigação. Eu tenho semeado o campo com a semente do Santo Nome do Senhor. O contentamento é minha colheita. A humildade é a sua cerca. As sementes irão germinar dentro de um bom campo com amor e devoção. Afortunada é a casa na qual semelhante colheita é feita! Ó senhor, o dinheiro não irá nos acompanhar no próximo mundo. Ele não possui nenhum valor lá, mas há poucos que entendem a natureza ilusória do dinheiro”.
Então Kalu colocou para trabalhar num pequeno negócio. Nanak distribuía as coisas para os Sadhus e pessoas pobres. Ele sempre dava em caridade qualquer coisa da casa do seu pai ou da loja. Nanak dizia: “Minha loja é feita de tempo e espaço. Seu depósito consiste em mercadorias da verdade e do autocontrole. Eu estou sempre distribuindo com meus clientes, os Sadhus e os Mahatmas, o que é deveras muito lucrativo”.
Quando Nanak tinha quinze anos de idade, seu pai deu a ele vinte rúpias e disse: “Nanak, vá ao mercado e compre alguma mercadoria lucrativa”. Kalu enviou o seu servo Bala, para que acompanha-se Nanak. Nanak e Bala alcançaram Chular Kana, um vilarejo cerca de vinte milhas de Talwandi. Nanak encontrou uma festa de Faquires. Ele pensou consigo mesmo: “Deixe-me gratificar estes faquires agora. Esta é o negócio mais lucrativo que posso fazer”. Ele comprou provisões e alimentou aos faquires suntuosamente. Então ele voltou para casa. O servo disse para seu mestre do negócio que seu filho havia feito. Kalu ficou muito perturbado. Ele deu um tapa no rosto de Nanak.
O pai de Nanak pensou que ele estava fazendo um trabalho sedentário. Portanto, ele disse para Nanak: “Ó meu querido filho! Monte num cavalo e faça viagens de negócios. Isto será muito bom para você”. Nanak respondeu: “Honrado pai! Meu negócio é o conhecimento divino. Os lucros são a carteira cheia de boas ações, com as quais eu certamente irei alcançar o domínio do Senhor”.
Então Kalu Chand disse para Nanak: “Se você não gosta de negócios ou comércio, talvez você sirva para algum serviço”. Nanak respondeu: “Eu já sou um servo de Deus. Eu tenho me esforçado para fazer minhas obrigações honestamente, e de todo o meu coração no serviço para o meu Senhor. Eu executo Seus pedidos implicitamente. Eu desejo fervorosamente a recompensa da divina graça para o Senhor através do serviço a Ele de modo infatigável e incessante”. Ao ouvir isso, o pai de Nanak ficou em silêncio e retirou-se.
 
Dois milagres
 
Há im incidente digno de nota que está ligado a visita de Nanak a cidade de Mecca. Em Meccha, Nanak foi encontrado dormindo, com seus pés em direção a Kaaba, local no qual os Maometanos prostram-se para realizar as suas orações. Kazi Rukan-ud-din, que viu aquilo, iradamente advertiu: “Infiel! Como ouse você densonrar o local de Deus, virando seus pés em direção a Ele?” Ele, também, chutou Nanak. Nanak calmamente respondeu: “Eu estou cansado. Coloco os meus pés em qualquer lugar, de Deus ou não”. O Kazi segurou os pés de Nanak furioso, e moveu-os na direção oposta. Neste momento, a mesquita também se moveu. O Kazi ficou estupefato com a maravilha. Então ele reconheceu a glória de Guru Nanak.
Guru Nanak visitou Hassan Abdal, em Attoch, distrito da fronteira Noroese, em 1520. Ele estava sentado sob um árvore Peepul, com os pés numa pequena elevação. No topo da montanha vivia um santo Maometano chamado de Vali Quandhari. Havia uma fonte de água na montanha. Mardana costumava costumava pegar água da fonte. Guru Nanak ficou muito popular em pouco tempo. O santo Maometano ficou com inveja. Ele proibiu Mardana de pegar água da fonte. Mardana disse para Guru Nanak sobre a proibição do santo Maometano. Guru Nanak disse para Mardana: “Ó Mardana! Não tenha receios. Deus irá enciar água para nós em breve aqui em baixo”. A fonte no topo da montanha secou imediatamente, e uma fonte brotou nos pés onde Guru Nanak descansava. O santo ficou muito enfurecido. Ele arremeçou uma grande pedra do topo da montanha, que caiu exatamente onde Nanak estava sentado. Guru Nanak parou a pedra com suas mãos abertas. As impressões de suas mãos existem na rocha mesmo nos dias de hoje. Então o santo veio até Guru Nanak, prostrou-se diante dele e pediu perdão. Guru Nanak sorriu, e perdoou o arrogante santo. Hoje há um belo santuário no lado da fonte, o qual é chamado de “Punja Sahib”.
 
Os Ensinamentos de Guru Nanak
 
Guru Nanak sempre insistia nisso: "Realize a unidade com tudo e com todos. Ame a Deus. Ame a Deus nas pessoas. Cante o amor por Deus. Repita os Nomes de Deus. Cante Suas glórias. Ame a Deus como o lótus ama a água; como o pássaro Chatak ama a chuva; como a esposa ama o seu marido. Faça do amor divino a sua caneta, e de seu coração o escritor. Se você repetir o Nome de Deus, você viverá; se você se esquecer disso você morrerá. Abra seu coração para Deus. Entre em comunhão com Ele. Aconchegue-se nos Seus braços e sinta o Seu divino abraço".
Nanak nos deu um belíssimo sumário dos seus ensinamentos, num dos seus hinos seguintes:
 
Ame os santos de todas as fés.
Jogue fora seu orgulho.
Lembre-se da essência da religião
É submissão e simpatia,
Não roupas finas,
Não a vestimenta ou as cinzas que cobrem o Yogi,
Não o soprar cornetas
Não o raspar a cabeça,
Não longas orações,
Não recitações e torturas,
Não o caminho asceta,
Mas uma vida de bondade e pureza,
Entre as tentações do mundo.
 
"Vahe Guru" é o Guru Mantra dos seguidores de Guru Nanak. Outro importante mantra para repetir é : "Ek Omkar Satnam Karta Purkh Nirbhav Nirvair, Akalmurat Ajuni Savai Bhang Gur Parsad”. Ele soa como: “Deus é senão uno; Seu nome é Verdade, Ele é o Criador, Ele penetra em todo o universo; Ele é sem medo; Ele é sem inimigos; Ele é imortal; Ele é sem nascimento; Ele é auto-nascido e auto-existente; Ele é o removedor da escuridão (da ignorância), e Ele é misericordioso”. O Senhor é eterno. Ele não tem começo e nem fim.
 
Os últimos dias de Guru Nanak
 
Nanak estabeleceu-se em Khartarpur perto do fim da sua vida. Toda a sua família viveu junto ali nos primeiros tempos. Casas para os familiares de Guru Nanak e um Dharmashala foram também construídos. Mardana viveu sempre com o seu Guru. Cada dia o Japji e o Sohila, as oraçoes da manhã e do entardecer, compostas por Guru Nanak, sao recitadas. Guru Nanak morreu no ano de 1538, com a idade de sessenta e nove anos. Guru Angad sucedeu Guru Nanak. Outros Gurus na seqüência são: Guru Amardas, Guru Ramdas, Guru Arjun Dev, Guru Hargovind, Guru Har Rai, Guru Har Krishan, Guru Tej Bahadur e Guru Gobind Singh.
 
Que as bênçãos de Guru Nanak caiam em vocês todos!
 
Swami Sivananda

Um comentário:

Avance Fitness disse...

Jay Guru! Desconhecia! Cheguei até aqui através de um mantra! Gratificante ler!