Árvore mágica dos desejos

Swami Sri Yukteswar gostava de repetir a seguinte fábula para mostrar a importância de fazermos somente a vontade de Deus, não a nossa própria.
 
Um yogue, tendo aperfeiçoado os necessários poderes psíquicos, aproximou-se de uma árvore durante suas peregrinações pelo Himalaia e logo a reconheceu como uma "kalyana kalpataru": a árvore mágica dos desejos. "Que maravilha", pensou satisfeito. E sentando-se sob a árvore, pediu um palácio. Instantaneamente um magnífico palácio se materializou diante de seus olhos, na floresta. O yogue o percorreu e constatou que condizia perfeitamente com sua vontade. O edifício, porém, estava vazio. "Venham móveis de alto preço: sofás, tapetes, enfeites, quadros, cortinas de brocado!" Pronto! Lá estava tudo.
 
"Este lugar supera os meus sonhos mais desarvorados!", pensou. "Mas falta aqui gente para fazer-me companhia e rejubilar-se comigo da minha boa fortuna. Quero que estes salões se povoem dos risos de homens e mulheres felizes." E assim foi. Pessoas logo atravancaram a sala onde ele se achava, o saguão, a sala de jantar, as escadarias, a cozinha.
 
O yogue gozou de tudo isso por alguma tempo. Por fim, pensou: "Irei agora de sala em sala a fim de tirar proveito de todos os meus novos tesouros."
 
E passeou sozinho pelos salões, exultando com sua sorte. Após algum tempo entrou num quarto do pavimento térreo onde não havia ninguém. A janela estava aberta. Uma vez que o milagre ocorrera em plena floresta, tudo à volta eram bosques tais quais a Natureza os fizera. De repente, ele ouviu o rugido de um tigre junto às portas do palácio.
 
"Ah", exclamou alarmado, "estou aqui sozinho, com a janela aberta e no pavimento térreo! E se este tigre saltar para cá para dentro e me devorar?"
 
Esquecera-se de que conseguira tudo aquilo graças à magia da árvore dos desejos. Súbito, o tigre assomou à janela, pulou para a sala e devorou-o antes que ele pudesse gritar por ajuda.
 
Swami Kriyananda em "A Essência do Bhagavad Gita"

Nenhum comentário: