O treinamento mental ou Lo Djong, como é chamado em tibetano, é uma prática budista Mahayana comum às tradições do Sutra e do Tantra.
Todas as diferentes instruções do treinamento mental têm o mesmo propósito, de ajudar-nos a desenvolver e fortalecer a bodhichitta, que é o desejo de alcançar a completa iluminação e assim ser capaz de beneficiar todos os seres sencientes.
Não obstante, muitas linhagens de instrução do Lo djong tenham encontrado seu caminho para o Tibet através dos esforços de diferentes mestres indianos e tradutores tibetanos, a tradição mais influente foi, de longe, aquela introduzida pelo mestre indiano do séc. XI, Atisha Dipamkara Shri Jñana (982 até 1054 dc). Conhecido pelos tibetanos como Djoe Ö Dje, ou Nobre Senhor, Atisha foi o detentor das três maiores linhagens das instruções Sutrayana: a linhagem dos feitos extensos, a linhagem da visão profunda e a linhagem dos feitos poderosos.
A linhagem dos feitos extensos, conhecida por suas instruções sobre as atividades extensas dos Bodhisattvas, foi transmitida por Buddha Shakyamuni ao Bodhisattva Maitreya. Seus ensinamentos foram difundidos pelo grande Arya Asanga (séc. IV dc) e seus discípulos.
A Linhagem da Visão Profunda está associada aos ensinamentos profundos sobre a vacuidade. Suas instruções foram transmitidas pelo Senhor Buddha ao Supremo Bodhisattva Manjushri que então as revelou para Arya Nagarjuna (séc II dc). Depois de Nagarjuna, os ensinamentos sobre a vacuidade foram passados adiante por sucessivas gerações de discípulos da escola filosófica Madhyamika do budismo, ou “Caminho do Meio”.
A linhagem dos Feitos Poderosos inclui o corpo inigualável de ensinamentos para desenvolver e realizar a bodhichitta chamado “Igualar e Trocar o Eu por Outros”. Esta linhagem também descende do Bodhisattva Manjushri, que transmitiu as instruções ao grande santo Mahayana Shatideva (séc. VIII dc). As instruções do treinamento mental ensinadas pelo Senhor Atisha estão intimamente ligadas a essa linhagem.
O Senhor Atisha recebeu as instruções do Treinamento Mental de três mestres: Guru Suvarnadvipa, ou como é conhecido no Tibet, Lama Serlingpa, que vivia na ilha de Sumatra; e dois mestres indianos, Dharmarakshita e Yogui Maitri. O que teve mais influência entre os três foi Lama Serlingpa. Atisha viajou a Sumatra para conhecer seu mestre, e permaneceu lá por doze anos para servi-lo e estudar sob sua orientação. Ele também teve muitas visões de divindades, incluindo Tara, de quem recebeu instruções das práticas do Treinamento Mental.
Embora o Senhor Atisha tenha ensinado amplamente, tanto o Sutrayana quanto o Tantrayana no Tibet, ele deu as instruções completas sobre o Igualar e Trocar o Eu por Outros confidencialmente, apenas para seu discípulo principal, Dromtömpa Guielway Jungne (1005 – 1064). Drom Rinpoche, por sua vez, ensinou-as a quatro de seus discípulos. Três deles ficaram conhecidos como os Irmãos Kadampa: Potowa Rinchen Sel (1027-1105), Tchengawa Tsultrim Bar (1038-1103), e Puchungwa Shönu Guialtsen (1031 -1107).
O quarto foi o kadampa Gueshe Kampa Lungpa (1023-1115).
Os ensinamentos da tradição Kadampa, que foram instituídos pelos seguidores do Senhor Atisha, estão preservados hoje principalmente na tradição Guelugpa. Por essa razão é que os Guelugpas são muitas vezes chamados de “Novos Kadampas”.
Entre os Três Irmãos Kadampa, o grande erudito Potowa foi o que ensinou mais extensivamente as instruções Mahayana. Mas ele transmitiu as mais sagradas instruções do Lo Djong apenas para três discípulos: Langri Tangpa (aquele de Langri Tang) (1054-1123), Shawo Gangpa (1067-1132) e Sharawa Yönten Drak (1070-1141).
Gueshe Langri Tangpa Dordje Seng-gue foi um grande mestre que fez dos ensinamentos Lo Djong, a sua prática principal e através deles atingiu a verdadeira bodhichitta. Ele desenvolveu seu próprio método de ensinar as instruções do Lo Djong, organizando-as em oito tópicos. Embora Gueshe Langri Tangpa não tenha ensinado as instruções mais esotéricas do Lo Djong abertamente, ele transmitiu seu método de oito tópicos amplamente ao público. Langri Tangpa compôs o poema “O Treinamento Mental em Oito Versos”,explicado neste livro.
“A Antologia dos Preciosos Textos Kadampa” contém a descrição de Gueshe Langri Tangpa desses oito tópicos sob três formas:
1. uma série de nove provérbios curtos;
2. oito declarações em prosa, levemente mais longas;
3. os oito versos propriamente ditos.
O nono e último provérbio é “Fazer súplicas e preces aspiracionais” Os praticantes são estimulados a rezar por bênçãos das Três Jóias, para que obtenham realizações verdadeiras dos ensinamentos Lo Djong. Este provérbio também contém a instrução para concluir qualquer ação virtuosa realizada por ter se meditado nos oito versos como uma prece aspiracional e de pedidos. Fazer isso ajuda-nos a plantar uma semente interior para sermos capazes de desenvolver a verdadeira Bodhichitta. Os praticantes devem rezar também para que, nas vidas futuras, sejam afortunados o bastante para encontrar mestres espirituais que continuem a instruí-los nos ensinamentos únicos da tradição Lo Djong.
Embora os “Oito Versos” sejam atualmente conhecidos na forma de uma prece aspiracional, foram compostos originalmente por Gueshe Langri Tangpa na forma de ordens de comando (regras de procedimento) diretas para desenvolver uma determinada prática. Ao invés de “que eu possa...”, uma expressão de aspiração, as frases estavam no imperativo. Por exemplo, o primeiro dos Oito Versos originalmente dizia:
Treine-se para sempre estimar todos os seres sencientes,
Através de considerá-los mais preciosos do que uma jóia que satisfaz desejos,
E de aspirar pelo objetivo supremo.
De acordo com a “Antologia dos Preciosos Textos Kadampa”, os versos foram modificados para seu formato atual pelo mestre Kadampa Sang Tchenpa Dharma Sönam (final do séc XII dc).
Tchekawa Yeshe Dordje (1101-1175) foi um praticante devotado e entusiasta das instruções Lo Djong. Ele primeiramente as aprendeu ao ouvir um ensinamento sobre O treinamento Mental em Oito Versos, de Gueshe Langri Tangpa. Quando Tchekawa saiu em busca do Gueshe, descobriu que ele já havia morrido. Ele então procurou o mestre Sharawa e pediu a ele as instruções completas do Treinamento Mental.
Após meditar sinceramente nos ensinamentos, Tchekawa atingiu a verdadeira bodhichitta.
Gueshe Tchekawa foi o primeiro mestre Kadampa que apresentou os ensinamentos mais esotéricos do Lo Djong a um número maior de seguidores. Ele assim o fez, porque entendeu que caso os ensinamentos permanecessem secretos, não beneficiariam muitas pessoas.
Gueshe Tchekawa foi o primeiro mestre Kadampa que apresentou os ensinamentos mais esotéricos do Lo Djong a um número maior de seguidores. Ele assim o fez, porque entendeu que caso os ensinamentos permanecessem secretos, não beneficiariam muitas pessoas.
Os ensinamentos foram finalmente escritos para criar o texto conhecido hoje como “As Instruções do Treinamento Mental em Sete Pontos”.
Gueshe Tchekawa também juntou as instruções do “Treinamento Mental em Oito Versos” com as “Instruções em Sete Pontos” e as tornou uma única tradição de ensinamentos.
Fonte: Centro de Dharma
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