Pensamento constante

Um doente na cama só pensa em ficar bom novamente. Ele ou ela não tem nenhum desejo de permanecer doente para sempre. Da mesma maneira, um praticante que aspira abandonar as angústias do samsara usará tudo aquilo que pode concretizar isso, como tomar refúgio, gerar a mente voltada para a iluminação para o benefício dos outros, realizar ações positivas e tudo mais, com a firme determinação de sair do samsara, constantemente em mente.

Não é suficiente desejar de vez em quando estar livre do samsara. Essa idéia deve permear seu fluxo de pensamento dia e noite.

Um prisioneiro trancado na prisão pensa o tempo todo em diversas maneiras de escapar – como ele poderia escalar as paredes, como pessoas influentes poderiam ajudar, como juntar dinheiro para subornar alguém.

Assim também, vendo o sofrimento e a imperfeição do samsara, nunca pare de pensar em como ganhar a liberação, com um profundo sentimento de renúncia.

Quando alguns grandes mestres do passado refletiram sobre a preciosidade da existência humana, eles nem mesmo tinham vontade de dormir; não suportavam desperdiçar um único instante. Eles colocavam toda sua energia na prática espiritual.

Dilgo Khyentse Rinpoche em "The Heart of Compassion". Fonte: Samsara

Nenhum comentário: