Dhyani-budas (budas meditativos)



Ratnasambhava - Akshobhya - Vairochana - Amitabha - Amoghasiddhi


Nos budismos Mahayana e Vajrayana, são os Cinco Vitoriosos ou Conquistadores; servem como arquétipos para muitas práticas devocionais e meditativos. Eles não são personagens históricos, mas seres transcendentes que simbolizam as forças das Cinco Sabedorias Primordiais, ou os cinco aspectos do estado desperto atemporal.

Ratnasambhava, Nascido da Jóia ou Origem da Jóia – personifica a sabedoria primordial da equanimidade, que vê todos os fenômenos com imparcialidade e reconhece a natureza búdica de todos os seres; por isso essa sabedoria transmuta o veneno do orgulho e da avareza. Seu símbolo é a Jóia, a jóia que realiza todos os desejos, fazendo uma alusão ao Buda, ao Dharma e à Sangha, as Três Jóias do budismo.

Akshobhya, o Inabalável – personifica a sabedoria primordial que é como o espelho, a sabedoria que reflete todas as coisas e revela sua verdadeira natureza, a sabedoria que transmuta o veneno do ódio e da raiva. Seu símbolo é o Vajra, que representa a iluminação, a natureza pura e adamantina da mente, a essência da realidade.

Vairochana, Aquele que é como o Sol ou o Radiante – representa a integração ou a origem dos cinco dhyani-budas. Ele personifica a sabedoria primordial do espaço dos fenômenos, da perfeição da realidade, do dharmadhatu, o Reino da Verdade, onde todas as coisas existem como realmente são. Seu símbolo é o dharmachakra, a Roda do Dharma, que representa os ensinamentos do Buda Shakyamuni.

Amitabha, Luz Infinita – personifica a sabedoria primordial discriminadora, que discerne todos os seres sencientes e que reconhece a expressão individual de cada um. Seu símbolo é o lótus, que representa a compaixão, a pureza, a natureza verdadeira.

Amoghasiddih, o Conquistador Onipotente ou Aquele que Atingiu Infalivelmente a sua Meta – personifica a sabedoria primordial que tudo realiza, a sabedoria da ação perfeita, dos julgamentos infalíveis e da perseverança, a sabedoria que transmuta o veneno da inveja. Seu símbolo é Vishra-vajra, que representa a compreensão da verdade e do poder do Buda.

Fonte do texto: Prefácio do livro "O Livro de Ouro da Felicidade" - Dalai Lama, Thupten Jinpa/Christine Cox.
 

Nenhum comentário: