Yoga Nidra

Uma vez pela manhã, outra a tarde e ao anoitecer, relaxe completamente por 10 minutos. Sente-se confortavelmente numa cadeira num local tranquilo, ou num assento ou colchonete. Deixe cada um dos músculos do seu corpo relaxar (este exercício também pode ser feito deitado). Feche os olhos. Deixe a mente em branco. Relaxe o pescoço e a nuca, procure não contrair nenhum músculo. Movimente de leve os ombros para cima, e relaxe-os profundamente.

Depois dos Asanas é recomendável fazer-se um relaxamento, que é chamado de Yoganidra, ou "sono do Yogi". Na realidade, a pessoa não dorme, mas relaxa profundamente, deixando cada parte do seu corpo em harmonia.

As tensões dos músculos removem-se no relaxamento, e a pessoa irá sentir-se melhor.

Deite-se de barriga para cima (Maha-Shavasana), tendo as mãos ao longo do corpo, confortavelmente. Procure respirar pelo abdome, enquanto imagina cada parte do corpo soltando e relaxando. Mentalmente solte os membros do corpo, e sinta-se como que estivesse "dissolvendo", e cada tensão indo embora, liberando todas as contrações e enrijecimentos. Depois de ficar nesta posição por cerca de 10 minutos, então espreguice-se, como fazem os animais que se levantam, retomando lentamente as atividades.

Swami Sivananda

Nenhum comentário: