Tabus sobre Yoga

Swami Sivananda Maharaj
Swami Chidananda Maharaj

Devoto: Várias pessoas conceituam Yoga de diferentes maneiras. Existe muita confusão sobre o que Yoga realmente é, e o que não é. Você poderia por favor esclarescer estas más interpretações e acabar com esta confusão?

Gurudev: Yoga não consiste em sentar de pernas cruzadas por seis horas ou parar os batimentos cardíacos ou enterrar-se sob a terra por uma semana ou um mês. Isto são apenas feitos físicos. O Yoga Real é atingir o mais elevado conhecimento divino através da comunhão consciente com Deus.

Swamiji: Yoga não é acrobacia, mágica, tortura, ritos e cerimônias esquisitas, paganismo ou viver na busca pelo prazer, não é ocultismo ou prática misteriosa de monges, não é auto-hipnose, nem experiências com LSD ou mescalina. Yoga é escencialmente uma prática espiritual relacionada a um método espiritual. É uma prática intensa de aproximar-se da realização da Realidade Suprema. Yoga oferece um método infalível e efetivo para solucionar todos os males de uma vez por todas.
Existem algumas noções peculiares sobre Yoga, como se fosse somente uma manipulação do corpo em várias posições sem-sentido. Yoga não é mera acrobacia. Estas técnicas são empregadas como um tipo de prática de Yoga, mas não forma a parte integral do modo escencial. Sem conhecer nada sobre estas posturas, pode-se ainda ser um perfeito Yogui. A prática das posturas não é uma parte indispensável do Yoga.
Em segundo lugar, Yoga não é a execução de feitos mágicos. Yoga não é mágica e nem sua prática é um feito extraordinário e incomum.
Yoga também não é uma forma de auto-tortura. Isto não tem nada a ver com Yoga, e yoguis de verdade não tem nada a ver com tudo isto.
Yoga não é auto-hipnose pois não leva ninguém a um trance hipnótico.
Yoga não é ocultismo, práticas secretas de monges ou bruxaria.
E por último, Yoga não é um culto religioso. Yoga não foi dada para nenhuma religião ou lugar em particular. Yoga foi dada para toda humanidade.

Nenhum comentário: