Pequena biografia de Swami Sivananda Saraswati



Sua Santidade Sri Swami Sivananda Saraswati Maharaj

Nascido no dia 8 de setembro de 1887, na ilustre família do Sadu Appayya Dikshitar e muitos outros renomados santos e sábios, Sri Swami Sivananda tinha uma tendência natural para uma vida devotada ao estudo e prática do Vedanta. Adicionado a isto, estava sua avidez nata em servir a todos e um sentimento íntimo de unidade com toda humanidade.

Sua paixão pelo serviço o levou à carreira médica, e logo ele se mudou para onde achava que seu serviço era mais necessário. A Malásia o reivindicava. Antes ele havia sido o editor de um Jornal de Saúde e escreveu extensivamente sobre problemas de saúde. Ele descobriu que as pessoas precisavam de conhecimento correto mais do que tudo; disseminação deste conhecimento ele adotou como sua própria missão.

Foi por uma dispensa divina e uma bênção de Deus sobre a humanidade que o doutor do corpo e mente renunciou sua carreira e adotou uma vida de renúncia para qualificar-se a ser um sacerdote da alma do homem. Ele se estabeleceu em Rishikesh em 1924, praticou austeridades intensas e brilhou como um grande Yogi, santo, sadu e Jivanmukta. Habitava uma pequena cabana, vivia apenas de pão e água do Ganges e mesmo durante o gelado inverno dos Himalayas, ficava submerso até a cintura no Rio Ganges fazendo sua prática matutina de Japa. Swamiji visitava regularmente as cabanas dos Sadus, dos quais cuidava com carinho, lavando seus pés e feridas e alimentando-os com a comida que lhe era dada durante sua prática de pedir. Muitas vezes ele carregava pessoas doentes em suas costas até o hospital ou fazia vigília durante a noite ao lado da cama de um sadu doente. Em 1927 ele iniciou um dispensário caritativo. Servia aos peregrinos e via Narayana neles.

Em 1932 ele iniciou o Sivanandashram. Em 1936 nasceu a "The Divine Life Society". Em 1948 a Vedanta-Forest Academy foi organizada. Disseminação de conhecimento espiritual e treinamento de pessoas em Yoga e Vedanta era o alvo e objetivo. Em 1950 ele empreendeu um tour relâmpago pela Índia e Ceilão. Em 1953 convocou um "Parlamento Mundial das Religiões".

Ele é o autor de mais de 300 volumes e possui discípulos em todo o mundo, pertencendo a todas as nacionalidades, religiões e credos. Ler seus trabalhos é beber da Fonte de Sabedoria Suprema.

Em 14 de Julho de 1963 ele entrou em Mahasamadhi.

Fonte: Yoga, Meditação e Japa Sadhana, de Swami Krishnananda

Nenhum comentário: