Caminhos do Yoga

Swami Sivananda Maharaj
Swami Chidananda Maharaj
 
Devoto: Quais são os diferentes caminhos do Yoga? Por que existem tantos caminhos diferentes?
 
Gurudev : A meta da vida humana á a auto-realização. Ação, emoção e inteligência são os três cavalos que estão ligados à este corpo-carruagem. Eles devem trabalhar em perfeira harmonia. Somente então a carruagem correrá suavemente. Deve haver um desenvolvimento integral. Yoga deve educar e desenvolver o ser-humano por completo - seu coração, inteligência e mãos. Somente então ele terá desenvolvimento integral.
 
Existem três defeitos na mente: mala ou impureza, vikshepa ou dispersão da mente e avarana ou véu da ignorância. As impurezas devem ser removidas através da prática do Karma Yoga, o trabalho voluntário sem fins egoístas. O dispersar da mente deve ser removido por upasana (adoração), japa (repetição dos nomes do Senhor) e devoção. O véu da ignorância deve ser rasgado pela prática do Jnana Yoga, isto é, o estudo da literatura vedântica, o questionar, auto-análise, serviço ao preceptor ou professor espiritual (Guru) e meditação profunda. Somente então a auto-realização é possível.
 
Sentir o mesmo Ser em tudo é Jnana Yoga. Amar o Ser em tudo e todos é Bhakti Yoga. Servir o Ser em tudo é Karma Yoga. Karma Yoga é recomendado para pessoas de temperamento ativo. Bhakti Yoga para pessoas de temperamento devocional, Raja Yoga para pessoas de temperamento místico e Jnana Yoga para pessoas de temperamento racional e filosófico.
 
Obtenha a ajuda de Karma, Bhakti, Yoga e Vedanta para atingir a meta final da vida. Yoga da Síntese é a mais recomendada para esta Era. A perfeição em todos os níveis deve ser sua meta.
 
Todos devem escolher um dos caminhos como o Yoga base. Deve-se então combinar com Nishkama Karma Yoga, Hatha Yoga, Raja Yoga, Bhakti Yoga, etc. Praticar um pouco de Hatha Yoga (posturas e exercícios respiratórios) irá manter uma boa saúde. Raja Yoga tornará sua mente estável. Sankirtan irá relaxar sua mente e inspirar-lhe. Upasana e Karma Yoga irá purificar seu coração, e prepará-lo para prática do Vedanta.
 
Swamiji : Qualquer coisa que te liberte da angústia e te conceda real bem-aventurança é Yoga. Logo, existem várias práticas, mas escencialmente, Yoga é uma. Para atender aos diferentes temperamentos e aptidões, diferentes capacidades e tendências, os antigos sábios perscreveram diferentes Caminhos. Estes caminhos não são antagônicos uns com os outros. Todos os caminhos trabalham o mesmo processo.
 
Existe uma expressão de quatro dobras da mente:
(a) Como emoção ou amor;
(b) Como atividade ou dinamismo;
(c) Como poder de raciocínio e poder de racionalizar;
(d) Como reflexão ou comtemplatividade;

Todos os quatro aspectos têm de ser disciplinados e treinados para serem introvertidos, para que todos seus recursos sejam completamente canalizados e direcionados para Deus.

Yoga tenta atingir aquela Experiência através de vários caminhos:

1. Através de Bhakti Yoga, o que é, através do caminho emocional do seu ser - sua devoção, sentimento, emoção, oração, fé e adoração.

2. Através do Karma Yoga , ou Yoga da Ação, dedicando todas suas atividades diárias para Deus.

3 - Através do Raja Yoga ou Dhyana Yoga, pela reta-ação da mente, tornando-a introvertida, controlando e superando sua natureza descançada e tornando-a estável, concentrando-a e meditando para perfurar o véu da ignorância e atingindo a iluminação.

4. Através da parte intelectual do seu Ser em Jnana Marga ou Vichara Marga - através de questionamento (vichara), discernimento (viveka), reflexão, análise e investigação.

Todos estes quatro Caminhos podem ser combinados em um único processo espiritual, por que o objetivo final de todos é o mesmo. Faça uso de todas as faculdades da sua personalidade humana e direcione-as para atingir o Conhecimento da Realidade (Brahma-jnana). Os quatro caminhos devem mutuamente ajudar um ao outro para que cada função seja regulada e posicionada em seu devido contexto quando necessário. A harmonia deve estar lá, entre o intelecto e a emoção, razão e sentimento.

Nenhum comentário: